Esse post vai pra minha amada @caroline.muller que anda sumida da rede, mas diz que um dia vai voltar. Assistimos novamente Donnie Darko depois de um bom tempo. Eu mesmo tinha o visto a última vez há mais de uns 8 anos sei lá.
Esse é o tipo de filme que se torna cult pelo conjunto da obra e mesmo não sendo uma obra de arte, ele supera muitas obres em popularidade, principalmente entre a cultura mais jovem, por que está mergulhado em referências e conceitos muito comuns nessa fase da vida.
A sinopse que temos é de Donnie Darko (sim, esse é o nome do rapaz), acordando no meio do nada, sorri, volta para casa, tem alguns conflitos familiares, no dia seguinte uma turbina de avião cai em sua casa, exatamente em seu quarto, porém por acaso ele havia perambulado sonâmbulo pela vizinhança e safou-se da morte. Donnie começa a ver uma pessoa fantasiada de coelho, ele sabe que é uma espécie de alucinação, esse coelho lhe diz o dia, a hora e os minutos em que o mundo irá acabar, e falta pouco tempo.
Além de uma trama hipnótica de viagem no tempo, angustias adolescentes e situações estranhas, Donnie Darko tem uma trilha sonora poderosa, que marcou uma geração. A cena inicial com Killing Moon (Echo & the Bunnymen) ou a cena da escola com Head over the Hills (Tears for Fears) são clássicas indiscutíveis. O filme tem esse potencial de utilizar a música quase como um video clipe. Entre estas, minha preferida é a cena final, com a música Mad World de Gary Jules.
Se você ainda não assistiu, pare por aqui, caso já viu ou queira se arriscar a saber muito mais do que devia, siga lendo.
O começo do filme é o fim da história? Donnie acorda na estrada e sorri ao lembrar-se do que aconteceu? Ele sabia?
Vamos por partes. Na primeira alucinação em sonho/sonambulismo de Donnie temos a visão de Frank, o Coelho. Que lhe da a data do fim do "mundo": 28 dias, 06 horas, 42 minutos e 12 segundos. Acontece então o desastre com a turbina caindo no quarto de Donnie e este só "descobre" ao chegar em casa de manhã, pois acabara dormindo no meio do nada, em um campo de golfe.
Dali para frente, Donnie é incitado a praticar alguns atos caóticos a partir de Frank, talvez para o andamento das coisas ocorrerem corretamente. Como por exemplo a queima da casa do suposto guru da vida feliz, o tal Jim Cunningham e acarretar na descoberta de pornografia infantil na casa do mesmo.
Mas o ponto crucial aqui a ser pensado é a respeito do livro de viagem no tempo dado a Donnie, e descobre se então que o tal livro foi escrito pela velha catatônica Roberta Sparrow. Depois de ler o livro, Donnie resolve escrever uma carta para ela, no caso, vocês podem notar que Roberta estava esperando essa carta muito antes de Donnie ao menos saber da existência do livro. Com Donnie "desperto" para o conceito da viagem no tempo, começa a surpreender-se com suas visões de buracos de minhoca, os famosos "worm-holes" porém numa concepção diferente, aplicadas à vontade das pessoas na sua casa, o desejo de levá-las a algum lugar, ou a pré programação desse percurso antes delas expressarem em palavras: (a rota até a geladeira já estava pronta antes dele falar que ia pegar uma cerveja).
O complexo diretor Richard Kelly decidiu-se por utilizar a filosofia de viagem no tempo proposta pela personagem Sparrow e entrou de cabeça nesse conceito, criando assim um puzzle extremamente complexo. Por que nessa visão de mundo dela, existe:
- Um universo primário
e - Um universo tangente
A questão é que a turbina cai no passado antes de o avião ter decolado, o avião que decola é o mesmo avião que os pais de donnie usaram para voltar para casa no dia "do fim do mundo".
Com o desenrolar da história podemos ver que Frank morre com um tiro dado por Donnie ao atropelar sem querer sua namorada que estava no chão. Tudo estava previsto. Donnie porém, compreendendo a lógica do caos presente nas teorias de Sparrow encontra um meio de reverter a situação ao perceber um túnel se abrindo no céu quando o avião passava, e então decide se sacrificar para corrigir a anomalia do espaço tempo ocorrida inicialmente, quando não estava presente em seu quarto e deveria ter morrido.
Imagina-se então que esse tempo todo passado depois da "primeira" turbina de avião caída, era uma espécie de tempo paralelo, onde essas coisas bizarras aconteceram, e muitas vinham com esse intuito de colocar Donnie no caminho original do destino, que era morrer, ter morrido.
Naturalmente que esse resumo é muito breve e mal explicado, mas é um filme extremamente complexo, vale a pena procurar conteúdos sobre ele que expliquem melhor tudo isso.
Donnie Darko - 2011
Direção: Richard Kelly
Duração: 113 minutos
Origem: EUA
Participe você também escrevendo sobre seus filmes preferidos.