Por que ler e escrever é tão importante para a vida


Foto: Pixabay

Quantas vezes depois de terminamos de ler um livro ou um texto paramos e refletimos a respeito daquele conteúdo?

Nessa hora, podemos pensar inúmeras coisas: positivas ou negativas. Por exemplo, o quanto a leitura agregou conhecimento e poderá ajudar na sua vida ou ainda o tempo em que “desperdiçou” com aquilo. Coloquei em aspas, porque acredito que nada é em vão. Se paramos para ler algo, alguma coisa podemos aprender a respeito. Aquele texto pode ser horrível em relação aos dados informativos, abordagem, erros ortográficos ou gramaticais. Enfim, seja o que for, pelo menos constatou que pode fazer melhor ou ainda sabe como não fazer. Afinal, sempre podemos refletir sobre o erro alheio.

Sendo assim, tudo o que lemos tem um efeito e muitas vezes pode surtir reações em nós mesmos.

Igualmente, acontece com a escrita. Com ela, conseguimos colocar em prática e armazenar melhor o que aprendemos. É aquela técnica que muitos professores usam, quando pedem aos seus alunos para colocar as ideias no papel a fim de aumentar a possibilidade de manter aquele conhecimento por mais tempo no cérebro.

Conhecer "mundos" e criar oportunidades

Acredito que quando lemos e, principalmente, selecionamos conteúdos relevantes abrimos a nossa mente para uma janela de oportunidades, em que podemos conhecer a respeito do que desejarmos, mas também do que nem imaginamos. Em qualquer uma das situações, é bom, porque estamos falando em conhecimento para vida, que nos agregará algo naquele instante ou futuramente.

Quanto à escrita, o pensamento é semelhante. Muitas pessoas que não têm o hábito ou não precisam escrever podem se questionar o quanto isso é efetivo. No entanto, nunca se sabe quando será necessário. E escrever bem não acontece da noite para o dia. Ou seja, se não souber fazer isso minimamente bem pode vir a perder ou deixar de criar oportunidades.

Um exemplo, nesse caso, é o LinkedIn. A maioria das pessoas usam essa rede social apenas quando estão precisando de emprego, mas além de ser um ótimo networking, ela tem um espaço para publicar artigos que abre muitas portas. Um desses casos de sucesso são os Top Voices.

Criar argumentos e ser uma pessoa mais criativa

Às vezes queremos opinar sobre determinados assuntos, mas não conseguimos, porque não criamos uma linha de raciocínio. Em muitos temas, temos uma visão rasa o que não prova nada, talvez apenas um senso comum. Para sair dos nossos achismos, é preciso ler e muito. Assim, é possível poder criticar e opinar com propriedade ou melhor sobre os assuntos.

A partir disso, podemos também escrever mais e com qualidade. O que ajudará também em insights e na criação de brainstorming.

Se planejar melhor

Com tantas atividades no dia a dia, a maior dificuldade é se concentrar e realizar todas as tarefas que desejamos. Isso em curto prazo, agora imaginou a longo prazo? Quantos sonhos, metas e projetos vão sendo deixados de lado ou esquecidos porque não conseguimos dar importância?

Não corremos atrás de informações para aprofundar as ideias e também não escrevemos a respeito. É importante ter uma agenda para organizar o presente, mas também estabelecer metas e sonhos futuros.

Não dava muita importância a isso, mas depois que comecei a anotar tudo começou a ficar mais claro. Aprendi com uma amiga que escrevia em um caderninho os lugares que gostaria de conhecer, músicas para ouvir, filmes para assistir e muitas outras coisas. Sempre que realizava algo dava um ok.

Melhorar o relacionamento com as pessoas

Sempre podemos melhorar o nosso relacionamento com as pessoas ou ainda com nós mesmos. Escrever e ler ajuda a nos expressarmos melhor, começar a sermos mais entendidos e, sobretudo, entender melhor o outro. Aceitar as diferenças, as limitações e os erros. Enfim, é sempre um aprendizado constate e contínuo. As possibilidades são infinitas. Positivas ou nem tanto, tudo depende de você.

Se leu até aqui obrigada, espero ter ajudado! Boas leituras e relatos!

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
2 Comments