Nos últimos meses, venho estudando bastante Marketing Digital e Social Media, pois acho que pode acrescentar muito na minha profissão, que está entre as que sofrerão transformações relevantes. Estou fazendo cursos à distância e lendo a respeito, inclusive deixo a dica do site Alura. Lá tem mais de 400 cursos disponíveis para qualquer carreira. Eles são voltados a negócios/empreendedorismo, programação, mobile, infraestrutura, front-end e design & UX.
Um dos cursos que fiz lá chama Princípios da influência: persuasão com foco em negócios. Ele dá vários ensinamentos sobre como empreendedores podem agir para se aproximar e estabelecer conexão com os seus clientes, principalmente na internet com tanto conteúdo disponível. Ao todo, são seis princípios. Agora, quero dividir com vocês, porque acho que pode ser útil no Steemit.
Esse conteúdo foi criado e compartilhado pelo professor emérito de Psicologia e Marketing na Universidade do Estado do Arizona Robert B. Cialdini. Em 1984, ele escreveu o livro chamado "Influence: The Psychology of Persuasion".
Reciprocidade
Esse primeiro princípio está relacionado ao famoso “gentileza gera gentileza”. As pessoas são suscetíveis a querer retribuir favores. Por exemplo, quando ofereço um conteúdo agregador, aumento o meu alcance e, possivelmente, o meu público.
Autoridade
Esse princípio diz como as pessoas conseguem enxergar suas referências e, consequentemente, acompanhar. Já parou para pensar nas marcas que compra, jornais ou livros que lê? Você consome esses produtos, porque tem relevância e, sobretudo, confia. Pense sobre isso na sua vida. Quais são os conteúdos que de certa forma domina? E se você passar a escrever mais sobre eles? Você pode começar a falar sobre a sua área de atuação e os possíveis reconhecimentos que já teve. Assim, as pessoas podem vir a te enxergar como uma possível referência.
Prova social
Está relacionado com as recomendações e estatísticas boas. São os depoimentos, números de clientes atendidos, imagens das pessoas usando os produtos, entre outros. Vi um exemplo desse aqui no post do @jsantana. Ele falava sobre a reputação dele no Steemit. Achei bem legal isso.
Afinidade
Este quarto princípio ensina como as marcas podem se aproximar de seus clientes. As pessoas querem comprar algo que se parece com elas. Isso também acontece em diversas áreas das nossas vidas. Novamente o exemplo da leitura. Por que você lê alguns autores e deixar de ler outros? Um dos motivos é a afinidade. Portanto, procure ser você mesmo sempre, vai conseguir gerar empatia de alguém pela sua linguagem e temática abordada. As pessoas só precisam enxergar os benefícios.
Escassez
Está diretamente ligado aos negócios e marcas, mas acho que pode ser adaptado no Steemit com um pouco de criatividade. Trata-se da ideia da compra imediata, quando as empresas passam a noção de urgência com estratégias de promoções com estoque limitado, por exemplo.
Na prática, uma possível usabilidade dessa ideia pode ser feita nos títulos dos textos com chamadas mais criativas e que despertem a atenção e curiosidade imediata.
Compromisso e coerência
Essa tática é usada quando as empresas querem demonstrar o seu produto por um tempo a fim de conquistar mais clientes. São os testes gratuitos ou ainda os famosos “experimente e só pague o que gostar”.
Essa noção pode ser usada diariamente em todo o seu conteúdo. Pense em informações que transmitam o seu compromisso. As pessoas vão começar a te notar por isso.
Atenção: tudo precisa ser transparente, não pode ser uma propaganda enganosa.
Conclusão
As considerações sobre cada tópico são bem mais aprofundadas, resumi só para poder ajudar vocês de alguma forma. Algumas delas como leram são bem relacionadas a negócios, mas acho que é possível adaptar de alguma forma.
Obrigada se leu até aqui!