5 livros para ler em 2018

Há alguns dias, eu dei algumas dicas de filmes que gostei de assistir em 2017 e ao longo da vida. Dessa vez, fiz uma lista de livros. Nesse ano, eu tentei ler mais. Foram 14 títulos. Um número que pode ser considerado muito ou pouco dependendo da pessoa. Para mim, acho razoável, poderia ser mais, porém foi o que deu no meio da correria do dia a dia.

Independentemente disso, resolvi reunir alguns livros que julgo bons. É uma forma que encontrei para memorizar (sou péssima nesse quesito) e instigar mais a minha leitura para o próximo ano.

Durante muito tempo, os meus livros prediletos foram os clássicos da literatura brasileira. Nesta lista, optei por não classificar nenhum deles. Até porque, considero que estou em uma fase mais para biografias e os baseados em fatos reais.

Detalhe: a lista não está em ordem de preferência

1. O Poder do Hábito - Por Que Fazemos o Que Fazemos na Vida e Nos Negócios

Esse livro me impressionou do começo ao fim. Hoje, posso dizer que é um dos meus preferidos. Os fatos conseguiram mudar a minha mente e percepção das pessoas e sociedade como um todo.

De autoria de Charles Duhigg, a narrativa é um profundo estudo sobre os métodos para a criação de hábitos saudáveis. O autor exemplifica inúmeros exemplos reais de pessoas, da sociedade e empresas que encontraram o sucesso, graças a uma simples mudança.

poder-hábito-resenha.jpg
(Fotos: Divulgação)

2. Transformando suor em ouro

Em um outro post, falei sobre um episódio muito interessante desse livro. Era a Roda da Excelência, criada pelo autor Bernardinho.

Apesar do fio condutor ser as experiências como ex-técnico de vôlei, o livro consegue adaptar qualquer exemplo de dificuldade enfrentadas na quadra ao mundo corporativo ou até mesmo as nossas vidas pessoais.

Outra característica positiva são as inúmeras frases inspiradoras presentes. Uma boa leitura para líderes incompetentes ou preguiçosos.

transformando-suor-ouro-resenha.jpg

3. Na toca dos leões

Nesse livro, Fernando Moraes conta a história dos fundadores e da W/Brasil, uma das agências de propaganda mais premiadas do mundo. Um relato tão cheio de reviravoltas que parece até ficção.

É interessante conhecer as histórias tão boas e dramáticas e, ao mesmo tempo, descobrir ou relembrar as principais propagandas de sucesso que vimos no passado na televisão ou outdoors. Muitas delas eu nem lembrava ou não conhecia, vire e mexe, enquanto lia, abri o YouTube para recordar.

toca-leoes-resenha.jpg

4. Rota 66 – A História da Polícia que Mata

Uma reportagem de verdadeiro fôlego, resultado de uma investigação árdua, meticulosa e audaciosa de cinco anos. Vencedor do prêmio Jabuti de 1993, o livro do jornalista Caco Barcellos mostra o trabalho da Polícia Militar de São Paulo entre as décadas de 1970 e 1990. O objetivo é denunciar a atuação irregular da Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar (Rota).

Não trata apenas de um livro bom pela sua história, se fosse assim poderia ter indicado Abusado - O Dono do Morro Dona Marta do mesmo autor que contextualiza de certa forma as raízes históricas dos problemas do Rio de Janeiro. Ambos são muito bons, porém Rota 66 é o tipo de narrativa que você quer terminar de ler em um único dia. Fiquei impressionada com a facilidade de entreter o leitor do início ao fim.

rota66-resenha.jpg

5. Notícias de um sequestro

Provavelmente, Gabriel García Márquez tenha muitos outros títulos mais atrativos. Porém, como disse no início a minha inclinação para histórias reais foi forte neste ano. Por isso, acho que merece um bom destaque esse relato. Também fruto de uma longa investigação, o livro trata dos dramas de sequestros ocorridos na Colômbia em 1990. Para contextualizar, o autor entrevistou dezenas de pessoas.

Os detalhes da narrativa são intrigantes e envolventes. Eles conseguem reproduzir o cotidiano dos cativeiros, as conversas entre os traficantes, parentes das vítimas e as repercussões dos fatos na vida dos colombianos.

noticias-sequestro-resenha.jpg

Agora, já estou preparando a minha lista para 2018. Tem alguma sugestão?

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
24 Comments