A busca pela perfeição

Whiplash: filme rodado em 19 dias fala sobre jazz e ambição

Todos nós temos algumas áreas da vida em que desejamos nos sobressair, quando digo isso não falo pensando apenas em prestígio social, mas em satisfação pessoal. Para sermos bons em algo, precisamos dispor energia e disciplina. Trabalhar com a Roda da Excelência é um bom caminho como disse em outro post.

Qualquer área demanda um planejamento árduo e trabalhoso, no entanto acredito que duas são acima da média. Refiro-me ao esporte e música. Apesar do esforço necessário para o aperfeiçoamento, é importante tentar um equilíbrio para evitar problemas sérios.

Essa busca incansável pela perfeição é tratada com maestria no drama musical Whiplash: Em Busca da Perfeição (2014). Escrito e dirigido por Damien Chazelle, o filme acompanha a vida do jovem estudante Andrew Neiman (Miles Teller), em um conservatório musical de Nova York. Aluno do temido e respeitável professor Terrence Fletcher (J.K. Simmons), ele deseja se tornar um excelente músico de bateria.


Miles Teller e J.K. Simmons em cena do filme (Foto: Divulgação)

A busca pela excelência norteia a história e não à toa inspira o título em português. Para alcançá-la, os personagens usam métodos ousados e peculiares. De um lado, um professor carrasco, linha dura e sem escrúpulos; de outro um jovem destemido que está pronto para fazer o que for necessário pelos seus sonhos, nem que para isso, tenha de renunciar à família, aos amigos e aos relacionamentos amorosos. Aparentemente, uma dupla perfeita. No entanto, o desenrolar da história guarda grandes surpresas.

Um bom filme para refletir a respeito dos exageros da vida, e voltar a repensar em seus equilíbrios. Assisti por indicação dos meus amigos músicos, simplesmente me encantei.

Algumas curiosidades sobre o filme

1ª Foi rodado em apenas 19 dias.

2ª Miles Teller toca bateria desde os 15 anos, ainda assim teve aulas adicionais para o filme. Um preparo de quatro horas por dia durante três vezes na semana.

3ª Parte do filme é baseado na experiência do diretor e roteirista Damien Chazelle.

4ª Simmons venceu o Globo de Ouro de melhor coadjuvante e ganhou Oscar na mesma categoria. Aos 60 anos, ele é conhecido por participações em filmes, como Homem-Aranha 1 e 2.

5ª Whiplash venceu os prêmios do Grande Júri e de Público no Festival de Cinema Sundance, além de outros.

Assista ao trailer:

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
5 Comments