Amanhã é Dia de Finados ou Dia dos Mortos. Na maior parte dos países ocidentais, a data é comemorada para relembrar a memória dos entes queridos que já se foram. De tradição cristã católica, o ritual começou no ano de 998, quando um abade na França ordenou que todos rezassem pelos mortos, especialmente os esquecidos.
Ao longo dos anos, o ritual se popularizou. No século 13, a cerimônia ficou oficializada em 2 de novembro, dia depois em que é celebrado o Dia de Todos os Santos.
No Brasil, a data é marcada por luto e visitas a cemitérios.
Cada país encontra sua forma de homenagem. Um dos rituais mais famosos acontece no México. Para eles, o feriado dura três dias, a partir do dia 31 de outubro. Nesses dias, as ruas e casas ficam decoradas com máscaras e caveiras. A população participa de desfiles e faz oferendas com comidas e bebidas aos mortos.
No México, caveiras de todos os tipos eram guardadas para simbolizar um recomeço de vida (Foto: AndyG/Pixabay)
Outros países
Nos Estados Unidos, a data é comemorada em 31 de outubro, o famoso Halloween.
No Haiti, o dia é conhecido como Fête Géde ou Festival dos Antepassados. Géde é o nome dado aos espíritos da morte no vodu. As comemorações são marcadas por rituais de vodu. A população pinta os rostos de branco e se veste de preto e roxo para ficar parecida com cadáveres.
No Equador, as famílias se reúnem para comer colada morada (bebidas fermentadas à base de frutos vermelhos) e guaguas de pan (bonecas feitas com massa de pão). Os indígenas têm o costume de se reunir com suas comidas junto aos túmulos dos familiares.
Na Guatemala, as pessoas decoram os céus com suas grandes pipas. Cada uma delas representa um ente querido.