Amanhã é Finados; conheça a origem da data e formas de celebrações pelo mundo

Amanhã é Dia de Finados ou Dia dos Mortos. Na maior parte dos países ocidentais, a data é comemorada para relembrar a memória dos entes queridos que já se foram. De tradição cristã católica, o ritual começou no ano de 998, quando um abade na França ordenou que todos rezassem pelos mortos, especialmente os esquecidos.

Ao longo dos anos, o ritual se popularizou. No século 13, a cerimônia ficou oficializada em 2 de novembro, dia depois em que é celebrado o Dia de Todos os Santos.

No Brasil, a data é marcada por luto e visitas a cemitérios.

Cada país encontra sua forma de homenagem. Um dos rituais mais famosos acontece no México. Para eles, o feriado dura três dias, a partir do dia 31 de outubro. Nesses dias, as ruas e casas ficam decoradas com máscaras e caveiras. A população participa de desfiles e faz oferendas com comidas e bebidas aos mortos.

dia-mortos-mundo.jpg
No México, caveiras de todos os tipos eram guardadas para simbolizar um recomeço de vida (Foto: AndyG/Pixabay)

Outros países

Nos Estados Unidos, a data é comemorada em 31 de outubro, o famoso Halloween.

No Haiti, o dia é conhecido como Fête Géde ou Festival dos Antepassados. Géde é o nome dado aos espíritos da morte no vodu. As comemorações são marcadas por rituais de vodu. A população pinta os rostos de branco e se veste de preto e roxo para ficar parecida com cadáveres.

No Equador, as famílias se reúnem para comer colada morada (bebidas fermentadas à base de frutos vermelhos) e guaguas de pan (bonecas feitas com massa de pão). Os indígenas têm o costume de se reunir com suas comidas junto aos túmulos dos familiares.

Na Guatemala, as pessoas decoram os céus com suas grandes pipas. Cada uma delas representa um ente querido.

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
11 Comments