Como fugir dos ladrões do tempo

4 dicas para melhorar a sua produtividade e aumentar o seu foco

No início deste ano, talvez você tenha feito uma listinha de resoluções para um 2018 produtivo. Deve ter organizado suas prioridades e planos tudo bem estruturado e pronto. Para colocar todas as ideias em prática, conta com a sua força de vontade e determinação.

Porém, nem sempre isso é suficiente para conseguir alcançar as tão desejadas metas. Por muitas vezes, esbarramos em algumas dificuldades que deixam a nossa produtividade ameaçada. O principal empecilho vem da interrupção constante das tarefas, provavelmente o mais problemático para a maioria seja as redes sociais.

Lá vai algumas dicas para ajudar a manter o foco, e não perder tempo com besteiras.

ladroes-tempo.jpg
A alternância de tarefas e redes sociais são consideradas as principais causas para a má administração do tempo (Foto: JESHOOTS/Pixabay)

Registro de atividades

Antes de tudo deve levar em consideração o tempo de execução das tarefas e prioridade de cada uma delas. Com isso em mente, utilize um local de anotação organizado e confiável para descrever alguns tópicos. São eles: data e hora, descrição da atividade, estado de humor para desempenhá-la, duração e importância de cada uma delas.

Pode parecer um percurso trabalhoso e uma perda de tempo. No entanto, é apenas um relatório para readequar a sua rotina e, assim, começar a administrar melhor o tempo. Com o hábito, tudo passará a ser feito no automático.

O objetivo é que você identifique os seus padrões, onde gasta mais energia, além das suas distrações frequentes. Dessa forma, será possível melhorar o seu foco e, consequentemente, produtividade. Entre os benefícios:

• Eliminar tarefas desnecessárias;
• Programação adequada paras as atividades mais desafiadoras;
• Diminuir a alternância de tarefas.

Para os relatórios existem alguns site que ajudam, como o ToDoist

Limite o seu tempo

Estabeleça limites de tempo para fazer as atividades do seu dia seja no trabalho ou no conforto do seu lar. Eu, por exemplo, temporizo um tempo para fazer o post do Steemit. Se for um texto que já sei bem o que vou falar e não requer nenhuma pesquisa levo uma hora, já se for algo mais complexo estipulo umas duas horas.

Esse período pode mudar, à medida em que se familiariza com as tarefas ou melhora a concentração.

Estipule horários para as suas atividades

Se tem o costume de olhar o e-mail toda hora, se policie para tirar esse hábito e outros que te prendem. Se preciso deslogue de tudo para dificultar cair na tentação. Tire todas as notificações do celular, desligue o 4G ou wi-fi, enfim busque uma alternativa que te ajude mais. No meu caso, eu desligo o wi-fi. Em relação a ficar conferindo toda hora o e-mail, Steemit ou qualquer outra coisa ou me seguro bem.

O mais recomendável é que estipule horários para fazer essas atividades, pois aquela olhadinha rápida sempre vai se estender por um período de tempo maior. Muita gente também diz que não é bom ficar desconectado das mensagens do celular, porque pode chegar alguma importante.

Eu discordo. Como sempre foi e será, se for realmente importante, o que ainda vai funcionar melhor é ligar. Na pior das hipóteses, acredite: “notícia ruim chega rápido.”

Faça pausas produtivas

Depois de algumas horas trabalhando na mesma atividade é normal ficarmos cansados. Nessa hora, queremos relaxar um pouco distraindo, normalmente o refúgio são as redes sociais e mensagens. Não use elas nas pausas.

É recomendável e bom os intervalos, mas eles devem durar até uns 15 minutos. Se entrar em qualquer rede com certeza levará mais tempo do que isso. Por isso, nas pausas procure beber água, caminhar um pouco, lavar o rosto e conversar com alguém que possa estar ao seu lado, por exemplo.

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
8 Comments