Ontem, foi feriado de Finados em vários países ao redor do mundo. Um dia antes, fiz um post explicando a origem e formas de celebrações pelas pessoas. Agora, já entramos oficialmente em novembro, mas para muitos as atividades só retomam na segunda-feira. Estamos na reta final para o fim do ano, e todos já devem estar sentido ou vivenciando aquela produtividade ameaçada.
Para onde tenha sol, é para lá que eu vou. Essa é a forma que eu gosto de aproveitar os dias de ócio. (Foto: arquivo pessoal)
Daqui até o último dia deste ano, o Brasil ainda tem mais dois feriados para ajudar a população a repor as energias. Ao todo, o país tem 12 feriados, sendo o 7º colocado em número do mundo, segundo estudo da consultoria americana Mercer. Os primeiros colocados são Índia e Colômbia.
Faltam poucos dias para o fim de 2017 e restam só mais dois feriados (Foto: ElisaRiva/Pixabay)
Enquanto alguns comemoram a semana mais curta, outros se queixam de eventuais prejuízos de vendas, por exemplo. Já parou para pensar como os feriados surgiram?
Desde a antiguidade, os feriados marcam a passagem do tempo, um fato histórico ou significativo. No início, os dias festivos estavam ligados às figuras religiosas ou eram em memória dos imperadores mortos. Além disso, também exerciam a função de ruptura com o mundo cotidiano. Na Idade Média, eram organizados vários eventos carnavalescos que serviam como pausas.
Depois da Revolução Francesa e início da Idade Contemporânea, os feriados começaram a ganhar novas identidades. Um marco desse período é a queda da Bastilha, no dia 14 de julho. Essa data oficializa a criação do primeiro feriado civil.
Na sequência desse episódio histórico, outros feriados laicos passaram a ser criados. Outro exemplo é a instituição do 1º de maio, Dia do Trabalho, criado na década de 1880, graças as manifestações de trabalhadores pelo mundo.
Outros feriados
Dia das Mães
No Brasil: segundo domingo de maio
Pelo mundo: primeiro ou último domingo de maio
Surgiu como homenagem a uma mãe norte-americana. No Brasil, começou a ser comemorado em 1918, a partir de 1949 virou uma data mais comercial.
Dia dos Namorados
No Brasil: 12 de junho
Pelo mundo: 14 de fevereiro
Fora do Brasil, é comemorado no dia de São Valentino. Por aqui, a ideia veio da campanha “não é só com beijos que se prova o amor”, criada pelo publicitário João Dória (pai do prefeito de São Paulo), em 1949.
Dia dos Pais
No Brasil: segundo domingo de agosto
Pelo mundo: terceiro domingo de junho
Teve início em 1910 para homenagear um pai que criou seis filhos sozinho, nos Estados Unidos. Por aqui, a ideia foi do publicitário carioca Sylvio Bhering, em 1953.
Dia da Criança
No Brasil: 12 de outubro
Pelo mundo: 20 de novembro
Criada no Brasil em 1924, a data só ficou mais comercial na década de 1960, depois de uma campanha da marca Estrela.