The Economist: Sangue de animais jovens podem rejuvenescer os mais velhos. Será que aquela lenda do Roberto Marinho era verdade?

theeconomist_bloodfromyounganimals.png

Hoje me deparei com está notícia no site da The Economist: Blood from young animals can revitalise old ones. A matéria fala de experimentos nos anos 50 e anos 70, com ratos, onde um dos estudos descobriu um estado corporal chamado parabiosis.

Na hora lembrei de uma lenda que circulava em meus tempos da faculdade: jovens bonitos, garotos e garotas saudáveis eram recrutados para passarem um mês em uma fazenda no Paraná, comendo do bom e do melhor, em uma mansão paradisíaca com piscina e tudo o mais a disposição. No final do período todos formam uma fila para fazer transfusão de sangue e descobrem de surpresa que quem recebe o sangue deles é o Roberto Marinho.

Segundo o boato, no final do processo o Sr. Roberto saia com o sangue todo trocado, pronto para mais um ano até a próxima transfusão, onde substituiria tudo por completo novamente. Esse método inusitado explicaria aquela aparência lustrosa e firme até sua morte aos 99 anos de idade.

Como boa lenda urbana, ouvia essa história sempre dita como verídica, acontecida com um amigo ou familiar próximo de quem contava, que tinha sido recrutado como cobaia dessa maluquice. Naquele tempo ainda não tinham inventado reality show ou BBB, mas imagino que hoje poderíamos descrever esse esquema secreto como um Big Brother Brasil onde os participantes fossem obrigados a deixar alguns litros de sangue antes de serem eliminados.

De qualquer forma, sendo verdade ou mentira, no final fica a lição óbvia: a morte é inevitável, pelo menos por enquanto.

Posts sugeridos:
27/6/2017 - Apresentações de projetos em blockchain de bancos brasileiros disponíveis online - Ciab FEBRABAN 2017
4/4/2017 - Adivinha quanto custou meu almoço do dia 4/4 que terminou às 14h44
1/3/2017 - O dia em que fui picado pelo mosquito Aedes aegipty. Alerta: fotos com cenas fortes e citação ao blockchain.
27/1/2017 - Como minha cachorra ficou famosa por causa desta foto (cama para cães feita com monitor reciclado de Mac G3)
9/1/2017 - Steemit e criptomoedas como ferramentas para economia solidária, moedas sociais e clube de trocas
06/12/2016 - Como me tornei um Tim Beta sem convite e por acidente
30/11/2016 - Lista de brasileiros no Steemit
25/11/2016 - Estudantes brasileiros limpando a sala de aula como no Japão. A escola ocupada como projeto pedagógico

Inscreva-se no Steemit para ganhar recompensas vc tb >>>

H2
H3
H4
3 columns
2 columns
1 column
17 Comments