Confira 4 dicas para encontrar mais tempo para uma boa leitura
Em tempos de redes sociais e internet, o que não faltam são distrações para roubar o nosso tempo. Sem contar os eventos pessoais ou as datas atípicas que colaboram para uma produtividade ameaçada.
Apesar de tudo isso, 2018 é o ano com mais feriado do século. Talvez, isso possa ser um bom indício para novas descobertas e um tempinho a mais para hobbies, como uma boa leitura.
Pode ser que você não seja um devorador de livros, como Agatha Christie que costumava ler 200 livros por ano, Mark Zuckerberg um a cada duas semanas ou Theodore Roosevelt de um a três por dia. No entanto, tem alguns títulos à espera que gostaria de tirar a poeira.
No Brasil, a média de leitura por pessoa é de 4,96 livros por ano, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (Foto: Wokandapix/Pixabay)
Faça metas e organize-se
Pense em quantos livros gostaria de ler. Se for ajudar e houver a possibilidade, liste as obras de interesse. Dessa forma, terá uma noção se conseguirá tempo hábil para cumprir a meta estabelecida de um ano ou outro período. É indiferente. Também não se preocupe com a quantidade.
Depois disso, anote as suas leituras para compará-las no futuro. A comparação pessoal nos estimula.
Aproveite as ocasiões
Se possível ande sempre com um livro na bolsa ou mochila. O transporte pode ser uma ocasião, à espera no consultório médico, a falta de luz no serviço ou outro local. Eu já aproveitei cada uma dessas situações.
Se preferir, reserve um período do dia para ler um pouco, 15 minutos livres são um bom começo.
Um leitor médio leva cerca de um minuto para terminar uma página. Sendo assim, para ler um livro de 300 páginas por dia, precisará reservar 35 horas semanais.
Leve o tema das suas leituras para as conversas
Livros, filmes e as artes de uma forma geral aumentam a nossa percepção do mundo e das pessoas e, consequentemente, o nosso repertório de assuntos, sem contar a criatividade e tantos outros benefícios.
Como exemplo disso, posso citar O poder do Hábito. Depois que eu o li, consegui fazer várias analogias em inúmeros assuntos.
Não se prenda
A leitura é um exercício que deve ser prazeroso, e não uma obrigação. Por isso, se tiver lendo um livro por um tempo que seja muito chato, não hesite em abandoná-lo. Pode ser que ele seja uma indicação de uma pessoa que admira, não importa. Os gostos são individuais, você não é melhor ou pior do que ninguém por não ter lido um clássico.
Algumas leituras começam boas, depois entediam. Se for o caso, dê uma variada, assim toma fôlego para retomá-la em um momento melhor se desejar.
Assim fazia Harriet Klausner, uma ex-bibliotecária de uma escola americana, que que fez 31.014 críticas de livros na Amazon em vida. Se um livro lhe desinteressava, ela simplesmente parava.
5 livros para ler em 2018
Por que ler e escrever é tão importante para a vida